GOVERNAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS ÓRGÃOS

A gestão da atividade do Colégio F3 é assegurada por uma Direção apoiada por um Conselho Coordenador. A gestão tem o apoio de dois órgãos externos para a orientação estratégica, designadamente a Comissão de Acompanhamento e a Comissão Externa, onde estão representados atores-chave com impacto no cumprimento da missão do Colégio. A estrutura de governação baseia-se num modelo simples e flexível, participativo e colaborativo, em que cada órgão tem as seguintes funções:

  • Diretor(a): define a estratégia global de atuação tendo em conta a missão, a visão e os objetivos gerais estabelecidos; orienta o desempenho e a eficiência das atividades de gestão com vista à execução dos planos de atividades; garante a coordenação e a qualidade científica e pedagógica da atuação; estabelece a interlocução com a ULisboa e promove a aproximação à sociedade, stakeholders e outros serviços públicos e privados;

  • Conselho Coordenador (CC): órgão executivo com a função de gestão operacional do Colégio, mantendo a organização orientada para os objetivos e assegurando a interdisciplinaridade das abordagens;

  • Comissão de Acompanhamento (CdA): composta por representantes das Escolas, nomeados pelos respetivos órgãos de gestão, e outras individualidades que contribuam para o cumprimento da missão do Colégio. Pronuncia-se, junto do CC, sobre as principais decisões estratégicas;

  • Comissão de Externa (CAE), composta por especialistas internacionais das diversas áreas, ouvida na discussão do enquadramento científico das atividades ou dos resultados e a perspetiva de internacionalização.

CONSELHO COORDENADOR

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO

Membros Convidados

Doutor António Pinho


Professor Doutor Marçal Grilo

Professor Doutor António Correia de Campos

Engenheira Paula Sarmento

Professor Doutor João Ferreira do Amaral

Professor Doutor Pedro Vilarinho

Professora Doutora Isabel do Carmo

Membros nomeados pelos órgãos de gestão

  • Faculdade de Arquitectura:
    Fernando Moreira da Silva
  • Faculdade de Ciências:
    Henrique Nogueira Cabral
  • Faculdade de Farmácia:
    Maria Eduardo Figueira
  • Faculdade de Letras:
    Viriato Soromenho Marques
  • Faculdade de Medicina:
    Helena Cortez Pinto
  • Faculdade de Medicina Veterinária:
    Rui Manuel Caldeira
  • Instituto de Ciências Sociais:
    Pedro Lains
  • Instituto de Geografia e Ordenamento do Território:
    Eduarda Marques da Costa
  • Instituto Superior de Agronomia:
    Helena Margarida Pereira
  • Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas:
    Carlos Piteira
  • Instituto Superior de Economia e Gestão:
    Vitor Corado Simões
  • Instituto Superior Técnico:
    Isabel Sá Correia

COMISSÃO EXTERNA

Charles Godfray

University of Oxford

É um Biólogo populacional e cientista ambiental interessado em entender as mudanças no sistema alimentar mundial, necessárias à adaptação aos desafios que a humanidade enfrenta no século XXI, em particular o conceito de intensificação sustentável e as relações entre produção de alimentos, serviços dos ecossistemas e biodiversidade. Professor na Universidade de Oxford e diretor do programa “Futuro da Alimentação”, foi presidente do Grupo de Peritos em Alimentação e Agricultura do programa “Foresight” do Reino Unido. É membro da Comissão de Aconselhamento Estratégico do programa de Segurança Alimentar Global, da direção do Projecto “Green Food” do Governo do Reino Unido e membro do Natural Environment Research Council. É relator da Comissão de Segurança Alimentar Mundial das Nações Unidas e do Grupo de Peritos de Alto Nível em Alterações Climáticas e Segurança Alimentar.

Nathalie Gontard

Institut National de la Recherche Agronomique (INRA)

Investigadora em ciência de alimentos, materiais e engenharia de processos, interessada em segurança e qualidade alimentar. É especialista em abordagens multidisciplinares integradas no sistema embalagem-alimento-processamento, com foco no desenvolvimento de ferramentas de suporte de decisão e modelação, embalagem de alimentos perecíveis com materiais biodegradáveis, ativos e inteligentes e uso de nanotecnologias. Dirige atualmente a investigação do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA). Foi professora na Universidade de Montpellier II e investigadora no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD). É membro do painel de especialistas da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA) da Comissão Europeia e da direção da Plataforma Tecnológica Europeia “Food for Life”.

Uskali Mäki

University of Helsinki

Professor e investigador em filosofia moral e social no Departamento de Política e Estudos Económicos (Filosofia) da Universidade de Helsínquia e na Academia da Finlândia, interessado no estudo dos ideais e práticas de interdisciplinaridade do ponto de vista da filosofia da ciência, nas questões conceptuais e metodológicas gerais para a sua aplicação, e em abordagens descritas como “filosofia realista” para o estudo de metodologias em economia e filosofia da ciência. Dirige atualmente o Centro de Excelência de Filosofia das Ciências Sociais “Trends and Tensions in Intellectual Integration” (TINT). Foi Professor no Departamento de Filosofia e Economia da Erasmus University of Rotterdam, onde dirigiu o Instituto Erasmus Para a Filosofia e a Economia. É membro convidado da Academia Finlandesa de Ciências e Humanidades.

Vitor Martins dos Santos

Wageningen University

Especialista em microbiologia, biotecnologia e bioinformática, interessado em traduzir conhecimento em mecanismos celulares básicos, evolução e interações entre microorganismos e o ambiente em aplicações de interesse biotecnológico, médico e ambiental. É professor e diretor do Centro de Biologia Sintética e de Sistemas da Universidade de Wageningen e presidente da Sociedade Holandesa de Biotecnologia.