Debates para novas formas de gerar conhecimento

pensar INTERDISCIPLINAR thinking



As abordagens interdisciplinares e transdisciplinares são atualmente muito valorizadas nas agendas de investigação e reconhecidas como condição necessária para responder aos desafios societais com que atualmente nos defrontamos, para alcançar um desenvolvimento socioecológico sustentável. Contudo, observa-se a sua real implementação num número ainda muito reduzido de projetos de investigação e abordagens pedagógicas.

Neste cenário, o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) organiza uma mesa-redonda sob o tema “pensar INTERDISCIPLINAR thinking”, que terá lugar no dia 23 de janeiro entre as 10h15 e as 12h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

O evento conta com a participação do Prof. Uskali Mäki (Academy of Finland Centre of Excellence in the Philosophy of the Social Sciences / University of Helsinki), Prof. Olga Pombo (Centro de Filosofia das Ciências da ULisboa) e Prof. José Manuel Lima Santos (Colégio F3 – ULisboa). O debate incidirá sobre os ideais e práticas de interdisciplinaridade do ponto de vista da filosofia da ciência nas questões conceptuais e metodológicas gerais para a sua aplicação. A expetativa é gerar um debate desafiante sobre o pensamento interdisciplinar e transdisciplinar, as dinâmicas da sua aplicação na ciência, e o papel dos órgãos políticos e de decisão.



  • - quais os diferentes níveis e contextos da interdisciplinaridade?

  • - que papel tem a filosofia da ciência no estudo da interdisciplinaridade?

  • - que razões epistemológicas e culturais explicam a emergência da interdisciplinaridade?

  • - que noções temos de interdisciplinaridade e quais as razões para a sua atual popularidade?

  • - que atitude e motivações pessoais são necessárias à pratica da interdisciplinaridade?

  • - que tensões existem entre qualidade científica e relevância prática?

  • - que envolvimento para parceiros não-académicos?

  • - como se garante a integridade de ciência?

Entrada livre sujeita a inscrição

Clique aqui para se Inscrever

Cartaz do evento

Como chegar à Reitoria da ULisboa

Sobre os participantes:

Uskali Mäki: Professor de filosofia social e moral no Department of Political and Economic Studies (Philosophy) da Universidade de Helsinquia e diretor do "Finnish Centre of Excellence in the Philosophy of the Social Sciences” (TINT). Interessado no estudo dos ideais e práticas de interdisciplinaridade do ponto de vista da filosofia da ciência, nas questões conceptuais e metodológicas gerais para a sua aplicação, e em abordagens descritas como “filosofia realista” para o estudo de metodologias em economia e filosofia da ciência. É membro convidado da Academia Finlandesa de Ciências e Humanidades e foi ainda diretor do Erasmus Institute for Philosophy and Economics na Universidade de Roterdão.

Olga Pombo: Professora na Secção Autónoma da História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências - ULisboa. É coordenadora científica do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), Diretora do Programa Doutoral FCT "Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade" e Coordenadora do Center for Image in Science and Art da ULisboa. É Membro do Conselho Científico da "Réseau national des Maisons des Sciences de l’Homme (RnMSH)", membro fundador da "Société de Philosophie des Sciences" de Paris e membro do seu conselho de administração. É também membro fundador da "Cátedra Latino-Americana Leopoldo Zea de Filosofia e Epistemologia", da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brasil.

José Manuel Lima Santos: Professor no Instituto Superior de Agronomia – ULisboa. Leciona e investiga economia agrária, do ambiente e dos recursos e interessa-se por políticas públicas para agricultura, ambiente e florestas. Colabora em cursos de doutoramento interdisciplinares e interuniversitários no domínio da sustentabilidade. Foi diretor-geral do Ministério da Agricultura de Portugal durante as negociações de 2003 da reforma da PAC.

 

 


Para subscrever a mailing-list:

 

Direitos de autor © 2016 Colégio Food, Farming & Forestry. Todos os direitos reservados.